A circuncisão é uma prática comum em diversas sociedades há centenas de anos. Atualmente, estima-se que um terço de todos os homens do mundo sejam circuncisados.

Em Portugal, esta não é uma prática comum, contudo, nos Estados Unidos da América, a circuncisão feita à nascença é já um processo de rotina. Afinal de contas, que processo é este e quais os motivos que justificam esta intervenção cirúrgica?

A circuncisão, também apelidada de postectomia, é a retirada cirúrgica do prepúcio, a pele que cobre a glande. A circuncisão pode ser feita por motivos religiosos, mas também pode ser uma opção nos casos de fimose, ou seja, quando a extremidade do prepúcio impede que a glande seja exposta. Em casos bastante raros, a circuncisão é feita à conta da existência de infeções na região da glande e do prepúcio.

Este processo cirúrgico pode ser feito em qualquer idade: à nascença, nos primeiros anos de vida e mesmo durante a idade adulta, se existir interferência com a função sexual.

 

Como é feita a circuncisão?

Circuncisão

A cirurgia é feita sob anestesia geral ou local através de uma incisão sobre o prepúcio e sobre a mucosa. Este processo abrange ainda o freio peniano. Assim que é removido o excesso de prepúcio é feita a sutura e reconstruída a região do freio peniano. A cirurgia termina com a realização de um penso e com a aplicação de uma pomada analgésica tópica.

A cicatrização acontece em sete dias e o tempo de recuperação termina ao fim de duas semanas. Depois da cirurgia devem ser feitas desinfeções locais e deve ser aplicada pomada para aliviar a dor.

 

Circuncisão diminui prazer sexual?

Circuncisão

Este é, talvez, um dos principais motivos e discórdia em torno deste assunto. Contudo, um estudo, publicado no The Journal of Urology, revelou que os homens circuncidados não têm uma maior probabilidade de perder sensibilidade durante o ato sexual.

“Este estudo indica que a circuncisão neonatal não está associada a alterações na sensibilidade peniana e fornece provas preliminares que sugerem ainda que, ao contrário do que se pensava, o prepúcio não é a parte mais sensível do pénis”, disse a investigadora responsável pelo estudo.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Quais Os Sintomas Do Cancro Da Próstata – Saiba Quais São

Tipos De Dor De Cabeça – Quais São E Os Seus Sintomas

O Que É A Ejaculação Precoce – Causas E Tratamentos

Quais Os Sintomas Do Cancro Da Próstata – Saiba Quais São