Todos nós já criticamos e fomos criticados. Independentemente do objetivo final, é essencial saber como lidar com críticas. Consoante a situação, a sua atitude poderá ser mais impulsiva, defensiva ou até angustiante.

É essencial que esteja (bem) preparado para lidar com as críticas: saiba ouvir e reagir da melhor forma ao que é dito.

 

Como lidar com críticas – 5 Dicas essenciais

 

1. Saiba ouvir

como lidar com críticas

Casal aborrecido. (É preciso saber ouvir)

Esta é uma das principais qualidades de qualquer ser-humano, sobretudo para aqueles que querem saber como lidar com críticas. Ainda que não concorde com o que está a ser dito, oiça tudo o que é dito e reconheça a crítica (mesmo que não concorde). Contudo, é totalmente legítimo que fique ansioso e até na defensiva perante o que lhe estão a dizer. Fica a dica: reflita sobre as palavras que foram ditas e não tire conclusões precipitadas.

 

2. Reconheça o erro

Em alguns casos, as críticas são construtivas e servem para ajudar-nos a melhorar. Como se costuma dizer, aprendemos com os erros e, por isso, se quer evoluir deverá escutar o que têm para lhe dizer de forma totalmente sincera. Se a crítica tiver legitimidade, reconheça o erro e deixe o orgulho de lado. Aceite o que lhe estão a dizer, assuma o erro e siga em frente. “Errar é humano”, já se costuma dizer.

 

3. Filtre as emoções

como lidar com críticas

Colaborador de uma empresa a apertar uma bola de stress.

É importante que não se deixe levar pelas emoções na altura de analisar a crítica que é feita. Avalie os porquês da crítica e retire o melhor possível das palavras que foram ditas.

4. Peça justificações

Em alguns casos é necessário pedir algumas explicações. Ainda assim, mantenha sempre um discurso calmo e tranquilo. Na maior parte dos casos, a situação pode assumir proporções desastrosas à conta da forma como ambas as partes encaram a conversa. Para saber como lidar com críticas é essencial que esteja concentrado no objetivo e que perceba se vale mesmo a pena argumentar.

 

5. Encontre o consenso

como lidar com críticas

Grupo de pessoas a chegar a um consenso.

Na grande maioria dos casos é possível chegar a um consenso. Demonstrar que está disposto a chegar a um meio termo para resolver a situação é sinal de maturidade. Não estamos a pedir-lhe que mude de atitude ou desempenho apenas para agradar o outro, queremos apenas que resolva todos os conflitos de forma serena e tranquila (caso valha a pena o tempo e esforço).

 

E no caso das críticas positivas? São sempre bem-vindas, mas podem aumentar demasiado o seu ego e prejudicar o desempenho profissional. Assim sendo, fique atento e não deixe a vaidade tomar conta de si. O excesso de confiança pode levá-lo a descurar as suas funções e a prejudicar e o seu percurso dentro do local de trabalho.

 

A Manly Assets tem muitas mais dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Como Atingir Os Objetivos Pessoais – 5 Dicas Essenciais!

Como Aumentar A Autoconfiança – 5 Dicas Incríveis

Dicas Para Falar Em Público – 7 Sugestões Fenomenais