Não há dúvidas, a traição deixa marcas, por vezes irremediáveis, e tem motivado a atenção de dezenas de psicólogos e especialistas em todo o mundo. Nem sempre é fácil saber como lidar com uma traição, mas a única opção é seguir em frente. Sozinho ou, apesar da quebra de confiança, a dois? Essa é uma resposta que terá de descobrir sozinho.

 

Como lidar com uma traição – Deixe as inseguranças para trás

 

1. O problema não é seu

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Homem triste em divisão vazia.

Este é, talvez, o erro principal de quem quer saber como lidar com uma traição. Não deve, em nenhuma circunstância, assumir que a culpa é sua. A traição não pressupõe que o traído tenha feito alguma coisa errada. Apesar do sentimento de impotência, a culpa não é sua. Se a traição aconteceu por falta de amor, cabe à outra pessoa perceber que o sentimento não é o mesmo, e, que a melhor (e única) opção é terminar o relacionamento.

 

2. Traição nem sempre significa falta de amor pela outra pessoa

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Marido a dar um ramo de flores à esposa.

Quem trai nem sempre deixa de amar o seu parceiro (ou a parceira). Do ponto de vista biológico, o comportamento infiel tem uma relação direta com o sistema de recompensa do cérebro. Como é o caso da libertação de dopamina, esse sistema é ativado quando, por exemplo, fazemos sexo. Nesses casos sentimo-nos melhor, o que, em muitos casos, leva à repetição desse tipo de comportamentos para garantirmos a perpetuação desse sentimento.

3. Fale sobre o assunto

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Amigos a conversarem.

Não tenha receio de falar sobre o assunto. Seja com amigos, ou até mesmo com um especialista. Não finja que não aconteceu: esse tipo de atitudes poderá ser ainda pior. Nunca que se esqueça que ser traído não é razão para ter vergonha ou para deixar de acreditar em si ou no amor.

 

4. Olhe para o futuro e não se agarre ao passado

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Amigos a descontraírem.

Não pode (nem deve) ficar parado no tempo. Depois de lidar com uma traição é necessário que siga em frente. Deixe para trás o passado e defina novas metas, a dois ou apenas para si. Já o dissemos, mas vamos repeti-lo: a culpa não é sua. A culpa pode destruir as emoções e alterar a forma como reagimos e como nos relacionamos (família e amigos). Não deixe que os níveis de stress, ansiedade e angústia destruam a sua autoconfiança.

 

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