Quem nunca limpou os ouvidos com cotonete que coloque a mão no ar. Apesar de esta ser uma prática comum em todo o mundo, os especialistas desaconselham esta técnica. Se quer saber como limpar os ouvidos corretamente, comece por deixar de utilizar os cotonetes para esse fim.

“Porquê?”, estará a perguntar-se a esta altura. A resposta é simples: esta prática limita-se a empurrar a cera ainda mais para dentro do ouvido, podendo ficar junto ao tímpano. Se houver muita acumulação de cera junto ao tímpano, a membrana fica obstruída e pode não vibrar corretamente o que, nos casos mais graves, pode originar perda de audição.

Ainda assim, a cera de ouvido, ou cerúmen, também tem um papel essencial na nossa saúde auditiva, afinal de contas tem como função proteger os ouvidos de agressões externas, manter o nosso canal auditivo bem hidratado e combater diversas infeções.

Em alguns países a venda de cotonetes com canudos de plástico acabará por ser proibida. É o caso da França, que avançará com a legislação em 2020. Além de serem um enorme risco à saúde do canal auditivo, os cotonetes representam um risco para o meio ambiente. Como a grande maioria dos cotonetes é atirada para a sanita, os tubos de plástico acabam por parar no mar através da redes de esgotos, tornando a sua eliminação nas estações de tratamento de água quase impossível.

 

Como limpar os ouvidos corretamente – As indicações dos especialistas

como limpar os ouvidos

Especialista.

Antes de mais, será que necessita mesmo de retirar a cera dos seus ouvidos? Durante o banho, enquanto lava o cabelo, o canal do ouvido recebe água suficiente para soltar a cera acumulada. Além disso, na maioria das vezes, a cera solta-se naturalmente e sai enquanto dorme (a expulsão é facilitada porque a pele do canal auditivo cresce para fora, “empurrando” consigo a cera acumulada).

Os especialistas recomendam apenas a utilização de uma ponta de uma toalha embebida em água para limpar a zona externa do ouvido. Dessa forma não vai empurrar a cera para dentro do canal auditivo nem vai retirar em excesso a cera que serve para proteger o ouvido.

Existem também diversos produtos à venda em farmácias para que possa fazer uma limpeza correta do ouvido. Esses produtos servem para amolecer a cera e facilitar a sua expulsão de forma natural e suave em poucos minutos. Para aqueles que têm muita cera acumulada o mais aconselhável é uma ida ao médico. O especialista removerá a cera em excesso com peróxido misturado com água. O processo é bastante simples e indolor: a mistura é injetada suavemente na orelha para amolecer a camada de cera compacta.

Agora que já sabe como limpar os ouvidos corretamente evite os erros de sempre! Tenha atenção à sua saúde auditiva.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Dentes mais brancos – 6 Dicas simples

Mau Hálito – Saiba As Causas E O Tratamento!

Higiene Íntima Masculina – 4 Cuidados Fundamentais

Como tratar o mau cheiro nos pés – Em 5 passos

Como fazer a depilação genital masculina