Em Portugal, o ataque cardíaco mata mais de 4 mil pessoas todos os anos. Os sintomas já são bem conhecidos: aperto no peito, que pode passar para o braço e para as costas, tonturas, batimento cardíaco irregular, dificuldade em respirar e fraqueza. Por esse mesmo motivo é imperativo que saiba como prevenir ataque cardíaco.

De acordo com os especialistas, os excessos também podem contribuir para o risco de ataque cardíaco: é o caso do tabaco, álcool e até mesmo a alimentação.

Neste artigo, a Manly Assets traz-lhe algumas dicas para prevenir o ataque cardíaco e viver com saúde.

 

Como prevenir ataque cardíaco

 

1. Como Prevenir ataque cardíaco – Estando atento ao seu corpo

Como prevenir ataque cardíaco

Análise ao Sangue.

A hipertensão é um dos fatores de risco da doença coronária e, por isso, deve controlar os seus números. Não se esqueça de controlar a gordura do sangue e de procurar um médico regularmente para garantir que o corpo está a funcionar a 100%.

 

2. Como Prevenir ataque cardíaco – Controlando o peso

Como prevenir ataque cardíaco

Balança com fita.

76% dos homens portugueses tem obesidade abdominal e o perímetro do seu abdómen também é um indicador da sua saúde cardiovascular. Controle o seu peso e faça uma alimentação saudável.

3. Como Prevenir ataque cardíaco – Reduza as quantidades de açúcar

Como prevenir ataque cardíaco

Colher com açúcar.

O açúcar em excesso acumula-se no sangue e aumenta o risco de diabetes e de ataque cardíaco. Evite os alimentos processados que são extremamente prejudiciais à sua saúde e que, por norma, vêm carregados de açúcar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar as 50 gramas e só um copo de refrigerante contém metade desse valor. Esteja atento.

 

4. Como Prevenir ataque cardíaco – Faça exercício físico

Como prevenir ataque cardíaco

Homem a praticar desporto.

Se quer prevenir o ataque cardíaco, mexa-se mais. Hoje em dia, o sedentarismo tem tomado conta da maioria da população mundial e os riscos para a sua saúde são imensos. A OMS aconselha a 150 minutos de exercício físico por semana: se quer apostar na saúde do coração, aposte na bicicleta e na natação. Se preferir, pode optar por uma caminhada diária de 30 minutos.

 

Notas

Siga as nossas dicas e proteja já o seu coração. Ainda assim, temos mais algumas dicas para si: deixe de fumar. O cigarro imita a quantidade de oxigénio que chega ao coração, danifica as células das artérias e contribui para a hipertensão.

Está provado que a depressão aumento o risco de ataque cardíaco. Assim sendo, conviva com a família e amigos, diminua o stress através do yoga e da meditação e diminua os níveis de ansiedade.

Agora que já sabe quais os fatores de risco e como pode (e deve) prevenir o ataque cardíaco, tome conta do seu coração. Este atento ao seu corpo e aos primeiros sinais de que alguma coisa não está bem.

A maioria destes fatores de risco são silenciosos e, por vezes, já é tarde de mais para inverter o processo. Adote um estilo de vida saudável e viva bem durante mais anos.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

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