A adolescência é uma das fases mais complicadas das nossas vidas, mas também uma das mais importantes. É nesta altura que começam a surgir os problemas em casa e se quer saber como resolver conflitos com os filhos deve seguir as dicas da Manly Assets.

Há quem apelide a adolescência como “a idade da estupidez” mas, na verdade, esse conceito é completamente descabido. É nessa fase da vida que a nossa relação com o corpo começa a alterar-se devido à puberdade e que começam a estabelecer-se os padrões psicológicos que definem o caráter.

É natural que se verifique um afastamento entre pais e filhos na adolescência. É nessa altura que os mais novos procuram encontrar o equilíbrio entre a sua própria identidade e a autonomia dos progenitores (é nessa fase que começam a desempenhar novos papéis sociais).

 

Erros Que Comete Com Os Seus filhos

Ser pai não é fácil, há altos e baixos e todos os dias há novos desafios a superar. Ainda assim, o amor entre um pai e um filho e inimaginável e prolonga-se por toda a vida, independentemente dos problemas e discussões geradas ao longo da vida.

Ainda assim, existem alguns erros que pode evitar para tornar a passagem pela adolescência mais tranquila, e para saber como resolver conflitos com os filhos:

 

  • Os filhos crescem e precisam que os pais também se adaptem às novas fases das suas vidas: não pode encarar os seus filhos como eternos bebés que dependiam de si 24 horas por dia.

 

  • Não minimize as descobertas dos seus filhos dizendo que também já passou pelo mesmo e que, por isso, sabe qual o caminho certo a seguir. Saiba explicar e alertar sem desvalorizar os medos dos seus filhos: todos vamos passar por dificuldades e todos sofremos em diversos momentos das nossas vidas. Saiba estar presente sempre que necessário sem impor demasiado os seus ideais.

 

  • Saiba controlar os seus filhos sem julgar, bloquear e restringir em demasia. Ainda assim, imponha limites: por muito que os adolescentes se considerem maduros, não são e precisam de dar satisfações.

 

5 Dicas Incríveis Para Saber Como Resolver Conflitos Com Os Filhos

Se já não sabe o que fazer para “dar a volta” ao período difícil que vive em casa, a Manly Assets deixa-lhe um conjunto de dicas preciosas que vão ajudá-lo a como resolver conflitos com os filhos.

 

1. Seja Cúmplice Do Seu Filho

Enquanto progenitor deverá saber ditar as regras da casa e estar disposto a ouvir o seu filho. Demonstre que está disponível para ser um cúmplice dele, nos bons e nos maus momentos. A adolescência é uma fase de novas descobertas e a sua experiência pode ajudar os mais novos a encontrar as respostas que precisam.

 

2. Saiba Mediar Os Conflitos

Tenha sempre diálogos francos e abertos com os seus filhos. Tente compreender “o outro lado da barricada” e evite julgamentos precipitados. Dessa forma estará a construir bases sólidas de confiança que se manterão durante toda a vida.

 

3. Mantenha O Controlo

Hoje em dia, as decisões a tomar são imensas, e os adolescentes têm de perceber que são os pais que têm o controlo da situação. A partir daí, crie uma relação afetiva com os seus filhos sem estar constantemente preocupado com as eventuais falhas na educação dos mesmos. Todos falhamos, é inevitável, até mesmo na educação de quem mais amamos. Relaxe!

 

4. Mantenha-se Otimista

É nesta fase da vida dos seus filhos que deve manter uma atitude ainda mais positiva. Perceba que, querer falar dos problemas e agir é a solução para tornar esta fase da vida dos seus rebentos mais tranquila.

 

5. Aceite As Diferentes Personalidades

Os seus filhos não são cópias exatas dos pais, por isso saiba lidar com as diferentes personalidades dos mesmos. Enquanto progenitor, a sua experiência permite-lhe um maior conhecimento do mundo que os rodeia. Os mais novos acabarão por perceber desde cedo que têm muito a aprender consigo.

 

Agora que já sabe como resolver conflitos com os filhos está na hora de retomar o controlo da situação.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento!

Veja também:

Passo a passo para ser mais paciente

5 Dicas essenciais para saber como atingir os objetivos pessoais

4 Formas incríveis para ser mais sociável

5 Dicas para gerir melhor o tempo

7 Dicas para ser mais pontual