Num mundo extremamente acelerado e cada vez mais competitivo é importante que consiga fazer valer o seu ponto de vista. Assim sendo, a persuasão é uma característica essencial para conseguir diferenciar-se no seu local de trabalho. É importante descobrir como ser mais persuasivo porque, dessa forma, conseguirá convencer os seus colegas através do foco e dos argumentos e nunca através da intimidação.

Se acredita que esta é uma característica que já nasce com cada pessoa, desengane-se. A persuasão pode (e deve ser) trabalhada. Quer saber como? Siga as nossas dicas.

 

Como ser mais persuasivo – Quatro dicas essenciais

 

1. Controle as emoções

Saber controlar as emoções vai permitir-lhe manter um diálogo coerente e assertivo. Se deixar as emoções levarem a melhor, o mais certo é trocar “os pés pelas mãos” e perder toda a razão em apenas alguns segundos. Este é um passo fundamental, ainda assim, exige muito treino e clareza.

 

2. Seja objetivo

como ser mais persuasivo

Alvo atingido no centro.

Para garantir uma comunicação agradável, fluída e coerente é essencial que garanta a objetividade do seu discurso. Assim sendo, a assertividade é uma das características mais apreciadas no local de trabalho.

 

3. Aposte no seu conhecimento

Para conseguir defender os seus pontos de vista deverá demonstrar total conhecimento do que está a dizer. Por isso é fundamental que conheça todos os detalhes do tema ou assunto que está a debater. Só dessa forma conseguirá transmitir a mensagem que quer passar.

 

4. Seja humilde

como ser mais persuasivo

Homens a darem um aperto de mão.

É, provavelmente, uma das características mais importantes do ser humano. Contudo, ganha uma nova importância quando se trata de descobrir como ser mais persuasivo. Assim sendo, é essencial que saiba expressar as suas convicções e ideias, assim como aceitar as opiniões diferentes que vai ouvindo ao longo da sua vida.

 

Como ser mais persuasivo – As 3 dicas dos especialistas

Basta uma simples pesquisa pela Internet para descobrir imensas dicas para descobrir como ser mais persuasivo. Por agora, deixamos as sugestões do autor Garth Sundem, retiradas do livro “Brain Candy”:

 

1. Apresente as suas razões, mas não exagere

Segundo vários especialistas, dar demasiadas razões para determinado assunto diminui as hipóteses de atingir o objetivo final. Como assim? Os investigadores pediram a universitários que inventassem entre três a oito razões para que o número de exames não aumentasse. Os que ofereceram menos razões foram mais lógicos e persuasivos e mostraram que estavam melhor preparados para contra-argumentar.

 

2. Simplifique

como ser mais persuasivo

1+1 = 2 ( cálculo simples )

Evite as muletas linguísticas, como é o caso do “hum” ou o “quero dizer”. Investigadores da Universidade de Sidney, na Austrália, chegaram à conclusão que quanto mais mostrar a sua hesitação, menos hipóteses terá de convencer quem quer que seja do que está a dizer.

 

3. Adapte-se

Se quer ser realmente persuasivo deverá adaptar o seu discurso a cada situação ou pessoa. Se sabe que é mais eficaz por e-mail do que através de uma conversa frente-a-frente, aposte nessa estratégia. Saiba adaptar-se a cada situação e a cada pessoa.

 

A Manly Assets tem muitas mais dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Ser Mais Sociável – 4 Formas Incríveis Para O Conseguir!

Como Aumentar A Autoconfiança – 5 Dicas Incríveis

5 Dicas Para Gerir Melhor O Tempo

Ser Mais Paciente – Passo A Passo