Como ser um bom líder? O mundo do trabalho pode ser implacável, e não faltam estudos que indicam quais as características necessárias para o ser.

Apesar de não existirem respostas exatas, pode apoiar-se na aplicação de diversas técnicas que poderão ajudá-lo a ser um bom líder e coloca-lo no caminho certo para o sucesso profissional.

A Manly Assets enumerou 9 dicas de como ser um bom líder que o irão ajudar.

 

Como ser um bom líder em 9 passos

 

1. Saiba motivar

Como ser um bom líder

Pedras com palavras relativas à motivação.

Para ser um bom líder deve saber motivar os seus funcionários. Saiba reconhecer o esforço de quem trabalha consigo, estabeleça metas tangíveis e disponibilize caminhos de progressão profissional para os seus funcionários: dessa forma a sua equipa estará sempre disposta a trabalhar em prol do sucesso da empresa.

 

2. Assuma as responsabilidades

Saber admitir as responsabilidades é essencial para ser um bom líder: seja nos bons e nos maus momentos. Se der o exemplo, vai mostrar aos seus funcionários que podem confiar em si e seguir a sua liderança sem receios.

 

3. Seja honesto

Como ser um bom líder

Homem em trabalho.

A honestidade é fundamental para conseguir levar a bom porto a sua empresa. Esta premissa aplica-se às suas atitudes com os funcionários e também com os clientes.

 

4. Não tenha medo de falhar

“O sonho comanda a via”, já se costuma dizer. Assim sendo, não tenha medo de arriscar. O medo do falhanço é o primeiro passo para insucesso.

 

5. Saiba delegar tarefas

Como ser um bom líder

Quadro com tarefas.

Um bom líder sabe delegar tarefas. Não concentre em si apenas os trabalhos de grande importância. Para ser um bom líder deverá confiar no trabalho da sua equipa.

 

6. Saiba comunicar

Se quer ser um bom líder deverá saber comunicar com a sua equipa. Se os trabalhadores partilharem da sua visão será mais fácil atingir os objetivos definidos.

 

7. Defina objetivos concretos

Como ser um bom líder

Gráfico.

Se quer ser um bom líder deverá traçar um caminho concreto. Faça um planeamento concreto e inclua os seus funcionários em todas as etapas de trabalho.

 

8. Saiba ouvir

Um bom líder sabe falar mas, sobretudo, sabe ouvir. Esteja atento às necessidades dos funcionários e perceba quais as suas vontades e necessidades.

 

9. Saiba dar o exemplo

Como ser um bom líder

Homem a escrever num quadro.

Se exige tempo e dedicação deverá ser o primeiro a cumprir com o horário de trabalho, a terminar as tarefas e a manter sempre uma atitude positiva. Para ser um bom líder deverá sempre dar o exemplo em todas as situações.

 

Nota – Siga em frente, sem medos

Não existe nenhuma fórmula concreta para como ser um bom líder. Estas são apenas algumas dicas que poderão ajudá-lo a encontrar o seu próprio caminho.

Não se esqueça de recompensar o esforço dos seus funcionários, não seja demasiado autoritário ou benevolente, conheça os seus trabalhadores (e aproveite as potencialidades de cada um para alcançar o sucesso da equipa) e esteja atento a novas oportunidades que possam potenciar o seu negócio e que contribuam para a manutenção dos postos de trabalho.

 

A Manly Assets tem muitas mais dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Como Superar o Desemprego – 5 Formas Fenomenais

Como Melhorar o Perfil do LinkedIn – 8 Formas Fantásticas

Quero ser freelancer – O que Posso Fazer

Dicas infalíveis para trabalhar em equipa

10 Maneiras estupendas de poupar dinheiro