Se quer saber como ser um empreendedor de sucesso, está no sítio certo. A Manly Assets vai ajudá-lo nesta tarefa árdua. Não basta ter vontade: é preciso ter o perfil certo.

Naveen Jain disse que “ser empreendedor é conseguir olhar para um copo com metade de água e não pensar se está meio cheio ou meio vazio, mas sim pensar o que é que é preciso fazer para acabar de encher o copo”.

O fundador da empresa Moon Express, a primeira empresa privada a conseguir autorização para aterrar na Lua, esteve na primeira edição da Web Summit, em Lisboa, e disse mais: “o empreendedor não é alguém que lança uma empresa, mas uma pessoa que consegue resolver um problema. Tem tudo a ver com execução e com atitude mental. Uma pessoa que identifica um problema é um Ser Humano, uma pessoa que encontra a solução é um Visionário e uma pessoa que faz alguma coisa para o resolver é um Empreendedor.”

 

Como ser um empreendedor de sucesso – 4 Dicas

Não existe uma fórmula mágica para descobrir como ser um empreendedor de sucesso. Ainda assim, deixamos-lhe algumas dicas que poderão ajudá-lo.

 

1. Paixão pelo que se faz

como ser um empreendedor de sucesso

Felicidade no trabalho.

Este é o ponto de partida: os empreendedores garantem que o amor pelo que fazem é o combustível para o sucesso. Só assim acordam todos os dias com vontade de fazer mais e melhor.

 

2. Ser inovador

Não basta ter boas ideias, é necessário garantir que está a responder a uma necessidade do mercado. Não se esqueça: o potencial de negócio surge em qualquer área, desde que esteja bem fundamentado.

 

3. Definir metas

como ser um empreendedor de sucesso

Metas.

Detalhe com pormenores os objetivos a que se propõe e em quanto tempo. Estruturar um plano de negócios é fundamental para atingir o sucesso: esse guia vai ajudá-lo a reduzir os riscos e a manter-se fiel ao seu plano. Construa o seu plano e modelo de negócios para criar valor à sua ideia e para conseguir financiamento junto dos investidores.

 

4. Saber conquistar financiamento

Existem várias formas de financiamento que podem ajudar a alavancar a sua ideia:

 

  • Venture Capital
    Empresas de capital de alto risco.

 

  • Business Angels
    Alguém que investe diretamente em troca de uma participação na empresa.

 

  • Clientes
    Com a era digital, os próprios clientes podem financiar o negócio através das campanhas de crowdfunding online: a Kickstarter é um bom exemplo.

 

  • Incubadoras de negócio
    Ajudam a desenvolver o negócio das startups e disponibilizam diversos serviços e infraestruturas.

 

  • Microcrédito
    Opção para quem tem acesso difícil ao crédito tradicional (vertente de responsabilidade social).

 

Estas são algumas dicas para saber como ser um empreendedor de sucesso. A partir daqui “o céu é o limite”: está nas suas mãos atingir todos os seus objetivos e conquistar o mundo, uma ideia de cada vez.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Aumentar As Probabilidades De Ser Promovido – Veja Os Nossos 5 Conselhos!

Fazer Um Bom CV – Veja 5 Dicas

Conflitos No Trabalho – 5 Dicas Para Os Evitar