Num mundo cada vez mais competitivo é essencial saber como ter uma linguagem corporal confiante. Amy Cuddy falou numa das conferências TedGlobal e deixou algumas dicas.

Ainda assim, não faltam sugestões de dezenas de especialistas que garantem ajudá-lo a conquistar o seu espaço no local de trabalho e até mesmo junto de familiares e amigos através da confiança. Reunimos algumas das melhores dicas que pode (e deve) colocar já em prática.

 

Como ter uma linguagem corporal confiante –  8 Dicas infalíveis

 

1. Adopte uma postura assertiva

como ter uma linguagem corporal confiante

Homem com uma postura correta.

Se quer parecer e ser mais confiante, mantenha as pernas alinhadas com os ombros e os pés. Assim sendo, também deverá manter os ombros para trás, projetando o peito para o mundo (literalmente). Desta forma irá demonstrar confiança a todas as pessoas com quem falar.

 

2. Estabeleça sempre contacto visual

Evitar o contacto visual é sinal de pouca confiança. Os especialistas dizem que devemos passar 50% do tempo de uma conversa a olhar diretamente para os olhos de quem está connosco. Pode parecer intimidante mas é, sem dúvida, uma das melhores dicas para descobrir como ter uma linguagem corporal confiante.

 

3. Sorria

Quando sorri está a demonstrar abertura à outra pessoa. Assim sendo, o sorriso é o seu melhor cartão-de-visita e, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de mostrar que é sociável e alguém em quem podem confiar.

 

4. Aperto de mão deve ser sempre firme

como ter uma linguagem corporal confiante

Homens a dar um aperto de mão.

Muitos homens não sabem como dar um aperto de mão. Aqui ficam as dicas dos especialistas: o toque deve ser amigável e positivo. Ou seja, o melhor aperto de mão é aquele que transmite igualdade, em que coloca as mãos na vertical e se mostra descontraído.

5. Utilize uma linguagem corporal aberta

Lembre-se sempre do seguinte: o seu corpo transmite as chamadas “pistas emocionais”. Por isso, as suas emoções serão sempre imitadas pelo seu corpo e percecionadas por quem estiver consigo. Mantenha uma postura relaxada (mas nunca desleixada) para garantir que quem está consigo responda de forma positiva.

 

6. Utilize (bem) as mãos

como ter uma linguagem corporal confiante

Homem a gesticular numa apresentação.

Gesticular vai ajudá-lo a formar pensamentos mais claros e a formular frases realmente impactantes. Assim sendo, utilize movimentos abertos e sempre abaixo da linha do queixo. Os especialistas dizem que mostrar as palmas das mãos revela que não tem nada a esconder: são sinais de sinceridade e credibilidade.

 

7. Descubra como gerir os seus movimentos e as pausas

Durante uma apresentação formal, utilize o espaço a seu favor. Antes da apresentação de um ponto importante pode aproximar-se da audiência para chamar a atenção de quem está a ouvi-lo. Mais há mais: fazer uma pausa antes de destacar os pontos mais importantes também pode ajudá-lo a cativar a plateia.

 

8. Comunique de forma persuasiva

A opinião é unânime: para não se perder no discurso e garantir total eficácia, use frases curtas e claras. O seu discurso deve transmitir credibilidade, paixão e deve, ainda, inspirar quem está a ouvi-lo. Fale de forma pausada e segura para transmitir confiança e, acima de tudo, a sua mensagem.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Dicas Para Falar Em Público – 7 Sugestões Fenomenais

5 Dicas Para Gerir Melhor O Tempo

Como Aumentar A Autoconfiança – 5 Dicas Incríveis

Como Atingir Os Objetivos Pessoais – 5 Dicas Essenciais!