Quem está a ingressar no mercado de trabalho entra num ciclo vicioso que pode arruinar a confiança de qualquer um: como conseguir emprego sem experiência profissional? Pode parecer uma missão quase impossível, mas basta esforço, paciência e dedicação para alcançar os objetivos definidos.

 

4 Dicas para conseguir emprego sem experiência profissional

 

1. Invista na formação

conseguir emprego sem experiência

Workshop

“O saber não ocupa lugar”, já se costuma dizer. Quem está à procura do primeiro emprego não pode contar apenas com a conclusão da licenciatura. É fundamental frequentar workshops, mestrados ou pós-graduações que sirvam para complementar a formação de base.

 

2. Comece pelo estágio

conseguir emprego sem experiência

Jovem a escrever num quadro branco.

O estágio curricular e o estágio profissional são boas formas de entrar no mercado de trabalho e de adquirir alguma experiência num curto período de tempo. Aproveite esses meses para criar uma lista de contactos que podem ajudá-lo no futuro.

3. Construa o CV adequado ao seu perfil

conseguir emprego sem experiência

Computador.

Aposte na educação, nas atividades extra-curriculares e até em prémios conquistados durante os anos da faculdade (ou até mesmo no ensino básico ou secundário). Se faz voluntariado, não se esqueça de acrescentar essa informação ao seu CV. Demonstre as suas competências pessoais e os seus conhecimentos ao máximo.

 

4. Trabalhe a sua rede de contactos

conseguir emprego sem experiência

Logo do LinkedIn

Se mantém uma boa relação com os seus professores, peça recomendações. Às vezes, basta partilhar com um familiar ou um amigo as nossas aspirações para conseguirmos aquele “empurrãozinho” extra que nos leva até uma entrevista de emprego.

 

Conseguir emprego sem experiência profissional –  Não desista

conseguir emprego sem experiência

Computador com outros objetos numa mesa.

A falta de experiência é um grande obstáculo na altura de conseguir emprego. Mostre aos recrutadores que é proactivo, resiliente e que as suas soft skills e habilidades são compatíveis com a função a que concorre.

Demonstre o seu valor e adequa o seu CV ao cargo a que concorre. Algumas empresas valorizam as atividades extracurriculares e o voluntariado, por isso não se esqueça de acrescentar essas informações ao seu CV.

Demonstre o seu valor e vontade de trabalhar: conquiste o entrevistador com a sua ambição e desejo de crescer profissionalmente. A falta de experiência não tem de ser um ponto negativo, pode ser muito bem o seu ponto forte, mostre que está com vontade de trabalhar e de aprender com quem está perfeitamente inserido no mercado de trabalho. Assim sendo, conseguir emprego sem experiência profissional não tem de ser encarado como um bicho-papão. Vá à luta e não desista. Boa sorte!

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

6 Dicas Para Causar Boa Impressão No Primeiro Dia Do Novo Emprego

Saiba Já O Que Vestir Para Parecer Mais Profissional

As Profissões Mais Bem Pagas Em Portugal – Saiba Quais São