Deficiência é resistência à adversidade, incapacidade física não é sinónimo de fraqueza nem significa que, a partir desse momento, tem de desistir dos seus sonhos. Torne a sua deficiência num catalisador daquilo que mais quer fazer e mostre ao mundo do que é capaz.

 

Deficiência é resistência à adversidade

 

Não baixe os braços!

Na Manly Assets sabemos que a discriminação com as pessoas com deficiência ainda é bastante frequente.

De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), 386 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo estão em idade para trabalhar, ainda que a taxa de desemprego dessa franja da população possa chegar aos 80%.

Apesar de sabermos que a deficiência é resistência à adversidade, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a igualdade de direitos, principalmente nas políticas ativas de emprego, bem como nas políticas de apoios sociais.

 

O Importante é Não Desistir

Se está incapacitado e tem dificuldades em encontrar “o lado bom da vida”, não se esqueça que não está sozinho. Milhões de pessoas em todo o mundo estão a passar exatamente pelo mesmo e são diversos os casos de pessoas com deficiência que conquistaram os seus sonhos e são casos de sucesso.

Em Portugal existem diversos exemplos. Olhemos para a Assembleia da República: Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, é a primeira pessoa cega a integrar um governo português, e Jorge Falcato é o primeiro deputado em cadeira de rodas.

Os dois lutam, todos os dias, contra as adversidades e fazem parte do órgão máximo de decisão do país: deficiência é resistência à adversidade.

Mas passemos à área que mais nos enche de orgulho: o desporto. Basta recuarmos a 2016 para nos lembrarmos dos excelentes resultados desportivos alcançados pelos atletas paralímpicos portugueses.

Só o ano passado, no Rio2016, Portugal trouxe à conta dos atletas com deficiência 4 medalhas de bronze e 25 diplomas (significa que esses atletas ficaram entre os 8 melhores do mundo).

Estes são apenas alguns exemplos de que a deficiência é resistência à adversidade. Não baixe os braços e encare o futuro com um sorriso no rosto.

 

Acredite, Nunca Estará Sozinho

Se a rede familiar é muito importante para manter o foco e seguir em frente, contra tudo e contra todos, conta agora com o apoio da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência. Em entrevista já disse que “vai trabalhar arduamente” para mudar mentalidades no governo e para ajudar todas as pessoas com deficiência a encontrarem a melhor solução para uma vida autónoma.

Não desista: deficiência é resistência à adversidade.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento.

Veja também:

5 Dicas essenciais para saber como atingir os objetivos pessoais
4 Formas incríveis para ser mais sociável
Passo a passo para ser mais paciente