Há quem tenha medo de aranhas, de alturas e de andar de avião. Muitos têm medo de falar em público. Esta “fobia” é mais comum do que possa pensar, mas há solução para um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Neste artigo trazemos-lhe as melhores dicas para falar em público.

Nada como estar bem preparado para evitar os suores frios e o medo incontrolável pela plateia. Seja para uma conferência, uma palestra ou uma apresentação para os seus colegas de trabalho, treine o seu discurso para garantir que a mensagem chega até ao recetor.

Mas cuidado, não se prenda num discurso mecânico e totalmente memorizado: queira sempre transmitir a sua ideia de forma segura, mas sempre descontraída.

 

7 Dicas para falar em público

 

1. Treine, mas não decore

Os profissionais aconselham sempre uma boa preparação. Ainda assim, não decore o texto de forma excessiva. Não se prenda em frases ou parágrafos completos. A espontaneidade é fundamental para garantir segurança ao seu discurso.

 

2. Tenha atenção à postura

Esta é uma mais uma das fundamentais dicas para falar em público. Não cruze os braços nem as pernas. Ao fazê-lo, mostrar-se-á fechado e nada recetivo a quem o está a ouvir. Mantenha o queixe horizontal, as costas direitas, os braços abertos e os pés ligeiramente afastados.

 

3. Não evite a audiência

Nunca vire as costas para quem está a falar. Mostrar a cara ajuda à compreensão e, sobretudo, à validação da mensagem que quer passar.

 

4. Encare a audiência

Mantenha contacto visual. Se possível, olho nos olhos da audiência: individualmente, numa plateia reduzida, ou por zonas, se for uma audiência maior.

 

5. Não tenha medo de se aproximar do público

Se alguém colocar uma questão, não hesite em aproximar-se dessa pessoa. Afastar-se pode indicar falta de interesse e demonstrar falta de confiança.

 

6. Tenha cuidado com o tom de voz

Preste atenção ao seu tom de voz. Não fale demasiado alto, nem demasiado baixo. Pode (e deve) enfatizar palavras importantes, sem falar demasiado depressa ou devagar.

 

7. Aproveite bem o espaço

Dê alguns passos durante o seu discurso. Se quer evitar o nervosismo e conquistar a atenção do público, evite balançar ou andar de trás para a frente constantemente.

 

Estas são algumas dicas para falar em público que pode colocar em prática em qualquer situação pessoal ou profissional. Acredite em nós, a sua vida vai mudar!

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

5 Dicas Para Gerir Melhor O Tempo

Dicas Para Ser Mais Pontual – 7 Sugestões Incríveis

Ser Mais Paciente – Passo A Passo