Seja mais curta ou volumosa, hidratar a barba vai exigir de si um cuidado diário acrescido. É difícil, nós sabemos. Não só pelo custo dos produtos, mas também porque o tempo matinal é escasso.

Mas acredite, assim que sair à rua, não se irá arrepender e a sua auto-estima agradece.

Além de ser importante para a imagem, é essencial manter uma barba saudável e fortalecida, sendo a hidratação uma parte fulcral deste processo.

 

Porque devo hidratar a barba?

Hidratar a barba

Homem com Barba ao Ar Livre.

Tal como qualquer outra parte do corpo, a barba também requer atenção. Durante o dia, está exposta a inúmeras agressões; sol, vento, poeira, comida, e todas estas impurezas são filtradas pelos pêlos. Já para não falar dos diferentes cheiros que nela se acumulam e servem de argumento para falarem mal de quem usa barba.

Por isso, está na hora de provar o contrário, e mostrar que uma barba não é sinónimo de falta de higiene!

 

Como hidratar a barba?

Um dos primeiros passos para hidratar a barba, é a sua lavagem. Para além de remover o excesso de oleosidade e impurezas, esta fica mais suave e fácil de modelar. Há quem recomende o uso de um sabonete neutro ou shampoo do cabelo, mas segundo alguns especialistas, estes produtos podem ser muito agressivos para a barba.

Se pensarmos bem, nem para o couro cabeludo usamos qualquer shampoo, e procuramos sempre aquele que se adequa mais ao tipo de cabelo por isso o mesmo deve acontecer na barba.

A gama de produtos para a sua hidratação é vasta e depende apenas da sua carteira; para além do shampoo, pode ainda usar um condicionador, que deve aplicar depois do banho.

 

O Óleo é essencial

Hidratar a barba

Óleo de Barba.

O uso de óleo é mais um passo essencial para hidratar a barba. Aconselhado principalmente para barbas maiores, não faltam opções no mercado, que permitem repor alguns nutrientes e tornar os pêlos mais macios.

Este pode ser aplicado todos os dias, após a lavagem e ainda com ela um pouco húmida, de forma a que se espalhe melhor. Coloque meia dúzia de gotas nos dedos e massaje os pêlos, da raiz até à ponta.

 

Alimentação Saudável

Hidratar a barba

Alimentos Saudáveis.

Por último, uma boa alimentação e 8 horas de sono também podem fazer maravilhas no que toca a fortalecer e hidratar a barba. Se as frutas e vegetais não costumam fazer parte do seu prato, está na hora de mudar a dieta. Alimentos ricos em vitaminas A, C e E mantêm a pele hidratada e promovem um crescimento mais saudável dos pêlos faciais.

 

A Manly Assets tem muitas mais dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento!

Veja também: 

Loção pós barba – tudo o que deve saber

4 Passos para escolher o babeiro certo

Barba grande – 5 cuidados que deve ter

Como aparar a barba!

Espuma ou Gel de Barbear – Qual o Melhor Para Si