Mau cheiro nos pés? A Manly Assets tem algumas sugestões sobre como acabar com este incómodo. Os seus pés, e já agora as pessoas que o rodeiam, vão agradecer!

Sim, sabemos que este tema é sensível, mas vamos falar dele, sem medos! Os pés são como outra parte do corpo qualquer, por isso, não pode haver grandes tabus.

Também conhecido por chulé ou bromidrose, o mau cheiro nos pés pode ser algo bem desagradável. O seu bem-estar e o dos que o rodeiam fica comprometido, e pode fazer com que se sinta constrangido quando quiser andar com os pés ao léu.

Depois, como qualquer outra parte do corpo, os seus pés necessitam de atenção. Aliás, talvez mais, já que passa o dia em cima deles, e são estes que sustêm o peso do seu corpo. Por isso, importa tê-los bem tratados e cuidados.

 

Causas para o mau cheiro nos pés

Muitas vezes, pensa-se erradamente que a causa do mau cheiro nos pés é o suor. Mas, na realidade, o suor que o nosso corpo produz não tem odor, já que é apenas constituído por água e sais minerais. É o contato do suor com bactérias e fungos, vindas de fatores externos, que podem causar o mau cheiro. Estas armazenam-se tanto na pele como nas unhas dos pés.

Mas…afinal, que fatores externos são estes, responsáveis pelo mau cheiro nos pés? Ora vamos lá, sem rodeios, esclarecer as causas mais frequentes!

 

Má alimentação

mau cheiro nos pés

Homem a colocar sal em batatas fritas.

Talvez das menos imediatas, mas provavelmente uma das mais importantes. Um regime alimentar que privilegie gorduras pouco saudáveis ou fritos, é uma péssima alimentação e contribui para o mau odor no corpo, que eventualmente se estende aos pés.

Este tipo de alimentos contêm substâncias que alteram a composição do suor, e o mesmo pode acontecer nas bebidas alcóolicas. Desta forma, o seu consumo em excesso representa mais uma causa para a bromidrose, também conhecida como chulé nos pés.

 

Qualidade do calçado

 

mau cheiro nos pés

Sapatilhas

Sim, comprar calçado barato tem destas coisas; afinal se o preço compensa, é possível que os materiais não sejam assim tão bons. Quando compra uns ténis ou sapatos de preço mais elevado, significa que, provavelmente a empresa faz um maior investimento em materiais de qualidade que tenham em conta a respiração dos pés.

Em calçado mais barato, é provável que esta parte tenha sido posta de lado, por isso não se admire se tiver mau cheiro nos pés.

Não mudar de calçado

mau cheiro nos pés

Muitas Sapatilhas.

Com que frequência troca os seus ténis? Andar com o mesmo calçado todos os dias, não é só inestético, como também contribui para um mau odor nos pés. E nem os melhores ténis resistem quando usados todos os dias. Poupe o seu calçado favorito e considere mudá-lo de vez em quando. Já agora, temos algumas sugestões para si! Venha dar uma espreitadela!

Apesar de nos parecer algo básico, nunca é demais relembrar; não trocar de meias todos os dias é outra grande causa para o mau cheiro nos pés. Evite materiais sintéticos e prefira meias de algodão ou lã, pois absorvem melhor o suor.

 

Não arejar o calçado

mau cheiro nos pés

Sapatilhas a arejar.

Se chega a casa e deixa os sapatos em qualquer sítio, ou pior, fecha-os no armário até ao dia seguinte, fique a saber que bactérias e fungos terão uma vida feliz no seu calçado!

Por isso, evite sítios escuros e húmidos e deixe-o em sítios ventilados e com luz, de forma a eliminar estas substâncias. Considere também arejá-los na varanda nos dias de sol.

 

Stress e ansiedade

mau cheiro nos pés

Stress.

Situações em que o stress e ansiedade podem provar um suor súbito e fora do normal. Nestas situações são libertadas, no suor, substâncias que provocam o odor desagradável e que também se pode alastrar aos pés.

 

Como resolver o mau cheiro nos pés?

Agora que revimos alguns fatores para a bromidrose, existem algumas coisas que pode fazer;

  • Melhore a alimentação: evitar doces, fritos e álcool
  • Mude de calçado e de meias com frequência
  • Lave os pés regularmente
  • Tenha em atenção as unhas
  • Experimente usar pó de talco
  • Ande com os pés ao léu e use calçado aberto

 

Para finalizar, temos ainda uma solução caseira para si. Segundo especialistas, dissolver um pouco de vinagre em água quando lavar os pés, é adequada, pois mata fungos e bactérias. Coloque estas soluções em prática e prepare-se para dar uma nova vida aos seus pés!

 

A Manly Assets tem muitas mais dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Higiene Íntima Masculina – 4 Dicas Essenciais para o seu Bem-Estar

10 Produtos de Higiene para Homens Essenciais

4 Coisas que deve saber antes de depilar os genitais!

Como fazer a depilação genital masculina!

Cuidados a ter com as unhas dos pés!