Num mundo cada vez mais atento ao bem-estar e à saúde, já terá ouvido falar da creatina. Este é um suplemento crucial para os atletas e até para todos aqueles que querem apenas melhorar a performance física. Saber o que é a creatina é essencial para entender quais os seus efeitos no ganho de massa muscular e de força física.

 

O que é a creatina?

o que é a creatina

Creatina

A creatinina é um produto composto de nitrogénio produzido naturalmente pelo nosso corpo, principalmente no fígado, pâncreas e rins. A sua produção é feita através dos aminoácidos arginina, metionina e glicina.

Cerca de 98% da creatina está armazenada no músculo esquelético sob a forma de fostafo de creatina. (os restantes 2% encontram-se no coração, testículos e cérebro).

A creatina pode ser obtida através da alimentação: as melhores fontes de creatina são o peixe e a carne vermelha. O aumento da ingestão de creatina ajuda a aumentar as reservas intramusculares. Este é um fator importante para quem pratica desporto, sobretudo musculação.

A creatina é encontrada no sangue e pode ajudar na deteção de problemas de saúde. Níveis elevados indicam uma possível infeção bacteriana no rim, obstrução do trato urinário, pedras nos rins ou uma lesão ou inflamação dos vasos sanguíneos nos rins causada por doenças autoimunes; níveis baixos de creatinina resultam geralmente da diminuição da massa muscular (não representando nenhum outro estado clínico relevante).

 

O que é a creatina – Quais os benefícios

O fosfato de creatina é bastante energético, garantindo uma maior concentração de energia entre os primeiros 6 a 8 segundos de contração muscular. Assim sendo, é um composto muito importante para os praticantes de exercícios intermitentes de alta intensidade e musculação.

Já foram feitos centenas de estudos sobre os benefícios da creatina para quem pratica exercício físico e a esmagadora maioria aponta para o benefício das atividades de alta intensidade, como é o caso dos sprints, treinos intervalados e treinos de força.

Assim sendo, este suplemento é excelente para velocistas, quem treina com pesos ou para os praticantes de desportos com intensidade intervalada. No entanto, este é pouco eficaz para os atletas que estejam, por exemplo, a treinar para uma maratona.

Assim sendo, a creatina ajuda a:

  • Aumentar a resistência física;
  • Recuperar da fadiga e dor muscular;
  • Aumentar a massa muscular;
  • Aumentar a força física.

 

O que é a creatina – Quando devemos tomar?

o que é a creatina

Homem a Tomar Creatina

A forma mais comum de suplementação de creatina consiste em duas formas. Na ingestão de 0.3g/Kg/ dia de creatina monohidrato ( a mais tradicional ), durante cinco a sete dias, seguido de uma toma regular de cerca de cinco gramas por dia.

Pode optar ainda, por uma toma diária de três gramas a cinco gramas durante 28 dias. Não havendo, portanto, uma fase de carga acentuada.

Agora que já sabe o que é a creatina, pode optar por este suplemento para potenciar a força e a rentabilidade dos seus treinos.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

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