De acordo com um estudo do JAMA Pediatrics, um quarto dos jovens admitem usar os telemóveis para partilhar conteúdos sexualmente explícitos através das mais variadas plataformas para troca de mensagens. Uma prática que tem ganho cada vez mais adeptos e que serve para explicar uma pergunta. O que é sexting?

Voltemos a este estudo: a partir de uma análise de 39 estudos, com 110.380 participantes com menos de 18 anos. Os dados dizem que 14,8% dos jovens assumem enviar “sexts” (mensagens de cariz sexual) e 27,4% dizem recebê-los. Ainda assim, esta não é uma prática exclusiva dos mais novos.

 

O que é sexting – Os seus perigos

o que é sexting

Telemóvel.

Este termo resulta da junção das palavras ‘sex ‘ (sexo) e ‘texting’ (envio de SMS). Como já explicamos, significa a troca de mensagens eróticas (com ou sem fotos) através das mais variadas plataformas de mensagens: telemóvel, redes sociais ou chats.

O sexting é comum entre adolescentes e jovens adultos. Os motivos para a prática de sexting são variados:

  • Servir como “prova de amor” através do envio de fotos eróticas;
  • Vontade de aumentar a autoconfiança através da exibição do corpo de forma sedutora;
  • Parceiro ou parceira pede o envio dessas mensagens de teor sexual;

O maior perigo do sexting é o da exposição. São muitos os casos de fotos e mensagens que acabam divulgados nas mais variadas plataformas da Internet. A partir do momento em que a imagem é partilhada através do computador ou do telemóvel, fica fora do nosso controlo.

Em alguns casos graves, essas fotos e mensagens servem para fazer chantagem e para prejudicar a reputação da pessoa visada. Em casos como este, muitas vezes com efeitos traumáticos e que se prolongam para toda a vida.

 

O que é sexting – O revenge porn

o que é sexting

Homem surpreendido com o conteúdo do seu telemóvel.

Quando algumas relações terminam em conflito, essas mensagens e fotografias acabam publicadas nas mais diversas plataformas, ficando acessíveis para milhares de pessoas (o chamado revenge porn).

Estes casos são classificados como uma forma de assédio grave e um tipo de violência doméstica.

O revenge porn pode causar situações bastante graves e ameaçadoras, caso a informação pessoal das vítimas esteja associada aos conteúdos partilhados (sejam imagens ou vídeos). As vítimas são perseguidas e ameaçadas, tendo até de mudar de vida como resultado da exposição da sua imagem. Contudo, alguns países tratam este problema de forma judicial, encarando estes casos como um crime.

Sabe o que é sexting, quais as suas implicações e quais as faixas etárias onde esta prática é mais comum. Ainda assim, um relatório da EU Kids Online, intitulado de “The meaning of online problematic situations for children”, é explicado que este fenómeno também ocorre na faixa etária dos 9 aos 16 anos.

Para além das situações já descritas, as crianças e adolescentes revelaram ter conhecimento de incidentes que envolviam os seus pares a partilhar imagens sexuais dos parceiros românticos anteriores como forma de vingança.

Em caso de dúvida, consulte o portal Internet Segura e procure ajuda especializada.

 

A Manly Assets tem muitas mais dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

Sexo Dentro De Água – Tudo O Que Deve Saber

Sexo Anal Masculino – 4 Coisas Que Devia Saber

Como Provocar Orgasmos Femininos – 2 Dicas Fundamentais

Como Retardar A Ejaculação – Exercícios Práticos