O olfato é extremamente poderoso e um simples aroma pode fazer-nos viajar até fases distintas da vida. Quantas vezes já nos lembramos de determinados momentos à conta de um perfume? Felizmente, hoje em dia, cada vez mais pessoas percebem a importância destas fragrâncias. Ainda assim, nem sempre é fácil encontrar o perfume masculino ideal.

Todos temos características únicas e, por isso, é importante descobrir qual o perfume masculino que combina com a sua personalidade e com o seu estilo de vida.

Se quer entrar em qualquer perfumaria sem ficar assoberbado com tanta informação visual e olfativa, leia este artigo: na Manly Assets vamos ajudá-lo a escolher o perfume masculino ideal.

 

Perfume masculino – Comece pelas famílias aromáticas

Sim, é verdade: todos os perfumes são agrupados em famílias aromáticas e ainda bem que assim é. Só dessa forma conseguirá perceber qual a gama de aromas que mais lhe agradam e fazer as escolhas acertadas.

Assim sendo, existem as seguintes categorias:

 

Perfumes cítricos

Como o próprio nome indica, são perfumes que trazem o aroma das cascas de citrinos, como é o caso da laranja, limão, tangerina ou toranja. Como produz aromas bastante leves, estimulantes e frescos tem bastantes fãs em todo o mundo. Além de serem um dos componentes dos perfumes masculinos, também são encontrados nos perfumes unissexo.

 

Perfumes florais

Esta categoria é quase exclusiva aos perfumes femininos e recorre à sensualidade olfativa proporcionada pelas flores.

 

Perfumes herbáceos

Plantas aromáticas como alecrim, menta ou jasmim fazem parte da composição destes perfumes. Esta categoria é bastante comum nos perfumes masculinos.

 

Perfumes frutais

Como o nome indica, estes perfumes contêm essências de frutas como a maçã, melão ou frutos vermelhos. São indicados para o verão.

 

Perfumes amadeirados

Estes são os perfumes masculinos por excelência. Com fragrâncias intensas e fortes, na sua base pode ser encontrada essência de sândalo ou de pinheiro selvagem.

 

Perfumes orientais

É a segunda família de perfumes mais popular do mundo (a seguir aos perfumes florais). Especiarias do oriente, âmbar e baunilha fazem parte da base destes perfumes.

 

Perfumes Chypré

Perfumes bastante intensos, elegantes e sofisticados. Na combinação são encontradas misturas de bergamota, musgo de carvalho e patchuli.

 

3 Dicas para escolher o perfume masculino certo

 

1. Conheça as diferentes famílias de perfumes

Experimente as diferentes fragrâncias.
A partir do momento, em que descobrir as fragrâncias das diferentes famílias de perfumes, vai descobrir quais os aromas que mais o atraem. A partir daí será mais fácil escolher o perfume masculino ideal.

 

2. Escolha com calma

Os perfumes têm fases de evaporação (e fixação) diferentes que vão moldando o olfato e, por isso, é importante que deixe o aroma atuar na sua pele porque o primeiro cheiro que sente não é o mesmo que irá fixar na sua pele e durante o resto do dia. A fragrância “final” só é sentida passadas quatro horas e, por isso, não faça compras por impulso.

 

3. Não se perca com tantos aromas

Na hora de escolher o seu perfume masculino tenha atenção para não “contaminar” o seu olfato. Depois de cheirarmos três fragrâncias o nosso olfato começa a saturar e deixamos de ter noção dos aromas. Algumas perfumarias já disponibilizam grãos de café que pode cheirar e que vão ajudá-lo a limpar o olfato.

Se preferir, saia da perfumaria e vá até um local neutro com ar fresco para purificar as narinas. Só depois é que poderá voltar à perfumaria e continuar a sua procura.

 

Escolha o perfume masculino consoante a personalidade

Assim como na escolha do vestuário para parecer mais profissional ou para parecer uns quilos mais magros, é muito importante que tenha em atenção a sua personalidade e estilo de vida na altura de comprar o seu perfume. Ficam alguns dados comuns: homens com estilo clássico e uma personalidade forte tendem a optar por perfumes amadeirados, enquanto os homens mais desportistas apostam nos perfumes cítricos e herbáceos.

Segundo o jornal Daily Mail, o melhor local para pulverizar o perfume é nos bíceps mas pode fazê-lo no pescoço e nos pulsos. Não se esqueça de guardar os seus perfumes num local fresco, seco e longe de temperaturas extremas. Por norma, os perfumes duram cerca de três anos: na dúvida, assim que notar uma diferença na cor do perfume (para um tom mais amarelado) é a altura certa de comprar um novo perfume.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento!

Veja também:

Calças Cropped Masculinas – Fique A Conhecer Esta Tendência

Calça Chino – 3 Cores Que Não Deve Esquecer!

5 Peças Essenciais No Guarda-Roupa Masculino