Em Portugal, surgem cerca de 4000 novos casos de cancro da próstata todos os anos. É o tipo de cancro mais comum entre os homens, superando os números do cancro do pulmão e da pele. Assim sendo, é fundamental saber quais os sintomas do cancro da próstata.

De acordo com o Instituto do Cancro da Próstata e da Incontinência Urinária, este tipo de cancro pode provocar os mesmos sintomas que o aumento benigno da próstata, a chamada Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).

 

O que é o cancro da próstata?

quais os sintomas do cancro da próstata

Células Cancerígenas

É um tumor maligno da glândula que está situada abaixo da bexiga e que é “atravessada” pela uretra, o canal por onde passa a urina. Segundo os especialistas, este tipo de cancro pode ser composto por tipos celulares distintos, mas o mais comum designa-se por adenocarcinoma.

A idade média do diagnóstico é de 65 anos (são raros os casos em que é diagnosticado antes dos 50 anos), sabe-se que existe um risco mais elevado nos homens de raça negra (falta apurar a verdadeira razão para tal facto, não se sabendo se por influência ambiental ou genética).

Em cerca de 15% dos casos existe um histórico familiar de cancro da próstata, mas o mais importante é que este tumor maligno pode evoluir de forma silenciosa.

 

Quais os sintomas do cancro da próstata?

quais os sintomas do cancro da próstata

Homem de roupa interior.

O cancro da próstata pode evoluir sem grandes manifestações ou provocar muitas queixas. Assim sendo, é recomendado que seja feita uma avaliação regular com um médico especialista (o Urologista) para que se consiga despistar esta doença antes de provocar quaisquer sintomas.

Contudo, deve estar atento aos sinais:

  • Problemas urinários: incapacidade de urinar ou dificuldades em parar ou iniciar o fluxo de urina;
  • Necessidade frequente de urinar, sobretudo durante a noite;
  • Fluxo de urina mais fraco ou intermitente;
  • Ardor ou dor durante a micção;
  • Dificuldade em ter uma ereção;
  • Sangue no sémen o na urina;
  • Dor frequente na zona inferior e superior das costas, bem como nas ancas.

Ainda assim, estes sintomas podem estar associados a outros problemas de saúde ou a casos de HBP. Por norma, as fases iniciais do cancro da próstata não apresentam dor e, por isso, deve procurar ajuda especializada assim que sentir algum destes sintomas.

 

Quais são os fatores de risco do cancro da próstata?

quais os sintomas do cancro da próstata

Homem idoso.

Existem diversos fatores de risco:

  • Idade (a partir dos 65 anos o risco é maior);
  • Fatores familiares: risco é duas a cinco vezes superior nos homens com um familiar em 1º grau que tenha sofrido com este problema;
  • Raça (está provado que os homens de raça negra têm mais probabilidades de desenvolverem cancro da próstata);
  • Alguns estudos apontam a ingestão excessiva de gorduras animais, assim como lacticínios, como fator de risco.

 

Como é feito o diagnóstico?

Agora que já sabe quais os sintomas do cancro da próstata, falta saber como é feito o diagnóstico:

  • Toque retal
    A palpação da próstata é feita através do reto e permite verificar o tamanho, a consistência do órgão, assim como a possível presença de nódulos. Contudo, este tipo de diagnóstico não permite a deteção de alguns tipos de tumores mais pequenos;
  • Ecografia transretal
    Através de ultrassons é possível obter uma imagem da próstata, assim como detetar alguns tumores. No entanto, devido à sua baixa sensibilidade e especificidade, este método deverá ser encarado apenas como um complemento ao diagnóstico da doença;
  • Biópsia prostática
    É a única técnica de diagnóstico capaz de confirmar o cancro da próstata. A biópsia é feita através da extração de uma amostra da próstata para que seja feita a avaliação (em microscópio) por um médico patologista.

 

Agora que já sabe quais os sintomas do cancro da próstata, não arrisque. Procure o seu médico aos primeiros sinais de alerta.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento e não se esqueça de comentar!

Veja também:

8 Alimentos Para Prevenir O Cancro – Saiba Já Quais São

Benefícios De Parar De Fumar – Mude Já De Vida

Vaping Ou Tabaco Tradicional? Conheça As Diferenças

O Que É A Ejaculação Precoce – Causas E Tratamentos