Os números do desemprego em Portugal têm descido nos últimos anos e o cenário parece bem mais animador para quem está à procura de um novo trabalho. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o último trimestre de 2017 registou uma taxa de desemprego de 8,1%. Se faz parte da franja da população que continua à procura de novas oportunidades profissionais, trazemos-lhe algumas dicas para superar o desemprego de forma tranquila e consciente.

Sabemos que essa não é uma altura fácil para ninguém e que implica diversas etapas, algumas dolorosas: começamos pela negação, passamos à raiva, à negociação, depreciação até que, finalmente, chegamos à tão aguardada aceitação.

 

5 Dicas para superar o desemprego

 

Aceite a sua nova situação laboral

Superar o desemprego

Homem Positivo

Como já dissemos, estar desempregado implica a superação de diversas etapas. Só depois de aceitar o facto é que estará realmente disponível para novas oportunidades. Respire fundo, afaste todos os pensamentos negativos e aproveite o tempo para repensar nos seus objetivos profissionais. Deixe de procurar os motivos para o despedimento e foque a sua energia nas oportunidades que estarão a chegar.

 

Aposte na sua formação

Superar o desemprego

Livros

O desemprego pode ser uma excelente forma para conseguir realizar aquela pós-graduação que há tanto deseja e que ainda não fez por falta de tempo. Para superar o desemprego de forma eficaz, avalie as possibilidades do mercado laboral, quais as suas mais-valias e de que forma é que pode conseguir inverter o rumo da sua carreira. Se há altura certa para mudar de vida sem receios do que possa acontecer é esta!

 

Diga ao mundo que está livre para novas aventuras profissionais

Superar o desemprego

Telemóvel com as redes sociais no ecrã

Não tenha medo de dizer aos seus amigos e familiares que está desemprego. Pode ser uma dessas pessoas aquela que o vai ajudar a encontrar um novo posto de trabalho. Não se esqueça de atualizar o seu CV, de procurar ativamente nos sites de emprego e em redes sociais como LinkedIn. Mostre ao mundo que está pronto para novos desafios.

 

Entre no mundo dos freelancers

Superar o desemprego

Computador Portátil

O mundo não para apenas porque está desempregado. As contas continuarão a chegar à sua caixa de correio e, por isso, é necessário encontrar formas de cumprir com as suas obrigações. Experimente os sites de trabalho freelancer para conseguir um rendimento extra. Se tem jeito para a cozinha, venda para fora. Se, por sinal, tem mão para a costura, experimente fazer uns arranjos ou umas peças para fora. Aproveite as suas “skills” e amealhe dinheiro extra durante estas fases mais complicadas.

 

Faça voluntariado

Superar o desemprego

Jovens a plantar árvores

Se quer superar o desemprego, ajude quem mais precisa. Não só vai estar a ocupar o seu tempo como vai ajudar quem mais precisa. Existem diversas organizações de apoio social que precisam sempre de voluntários. Descubra quais são as associações que existem na sua cidade e aproveite o seu tempo de forma útil.

 

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento!

Veja também:

As Profissões Mais Bem Pagas Em Portugal – Saiba Quais São

Conseguir Emprego Sem Experiência Profissional – 4 Dicas

6 Perguntas A Fazer Em Entrevista De Emprego

Como Melhorar O Perfil Do LinkedIn – 8 Dicas

O Que É Ser Empreendedor