Costuma dizer-se que “com a saúde não se brinca”. O cancro é a doença do século XXI e, na maioria dos casos, a deteção precoce ajuda a reduzir a taxa de mortalidade. Assim sendo, é importante estar atento ao seu corpo. No caso dos homens, o autoexame à zona genital pode ajudar a despistar problemas de saúde graves. Neste artigo trazemos-lhe os tipos de caroços nos testículos que existem e quais as suas origens.

Os testículos estão localizados no escroto (bolsa situada abaixo do pénis) e são os responsáveis pela reprodução dos espermatozoides, as células reprodutoras, e das hormonas sexuais masculinas.

Os testículos são constituídos essencialmente por túbulos seminíferos que são revestidos por células de Sertoli, responsáveis pela proteção dos espermatozóides em desenvolvimento. Já as células de Leydig (localizadas entre os túbulos seminíferos) produzem testosterona e androsterona – componentes que estimulam o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e de outras características masculinas, como é o caso do crescimento da barba, da alteração da voz e da produção de massa muscular.

Tipos de caroços nos testículos: causas comuns

Os especialistas aconselham o autoexame do testículo uma vez por mês. Dessa forma vai despistar qualquer nódulo incomum que possa surgir e que mereça atenção médica especializada.

Mas afinal, o que é um nódulo?  De forma simples, é um conjunto pequeno de células que pode formar-se em vários órgãos.

Os nódulos (ou caroços) subcutâneos com dimensão estável, móveis e de características bem delimitadas indicam, geralmente, processos benignos – poderão ser quistos sebáceos ou lipomas. Os nódulos fixos, irregulares, ou com colorações exigem uma investigação mais aprofundada.

No caso dos homens, existem diversos tipos de caroços do testículo com significados bem distintos. Fique descansado, na maioria dos casos não representa nenhum problema grave para a sua saúde, como é o caso do cancro testicular.

Manly Assets

Principais tipos de caroços nos testículos

1. Hidrocele

O nódulo surge à conta do surgimento de uma pequena bolsa de líquido que é acumulada junto ao testículo. Este problema é mais comum em bebés, mas também pode acontecer em homens adultos (sobretudo depois dos 40 anos). Se causar muito desconforto, o urologista pode indicar a cirurgia com anestesia local para remover essa bolsa de líquido.

2. Varicocele

É o nome dado à dilatação das veias que transportam o sangue dos testículos. Essa dilatação fora do normal pode provocar um aumento daquela região e a formação de um nódulo à conta da acumulação de sangue naquele local.

3. Epididemite

Este sintoma surge quando o epidídimo, que liga o testículo ao canal deferente, fica inflamado, por norma à conta de uma infeção bacteriana (que acontece em casos de sexo anal desprotegido). A infeção é combatida através de medicação.

4. Torção testicular

É um dos tipos de caroços nos testículos mais comuns e dos mais fáceis de identificar. Provoca uma dor forte e repentina, além do inchaço fora do normal. Deve ser tratada nas primeiras 12 horas para evitar a morte dos tecidos dos testículos.

5. Espermatocele

Este nódulo surge à conta da formação de uma bolsa de fluído que contém espermatozoides mortos. Este tipo de caroços nos testículos não provoca dor.

6. Cancro do testículo

O tumor do testículo é causado por células que se dividem de forma descontrolada.
Apesar de ser o tumor mais frequente nos homens entre os 15 e 34 anos, o cancro do testículo é raro quando comparado com o surgimento de outros tipos de cancro. Por ser indolor, o surgimento do caroço é o sinal de alerta mais comum. Os tumores testiculares representam cerca de 2% dos cancros no homem, e é o cancro mais curável – a taxa de sucesso é de 95% dos casos após o tratamento.

Agora que já conhece os principais tipos de caroços nos testículos, não se esqueça de estar atento ao seu corpo e de procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de alerta.

A Manly Assets tem muitas dicas e conselhos para lhe oferecer, fique atento!

Veja também:

O Que É O Viagra – Tudo O Que Deve Saber

Ejaculação Precoce – O Que É E Como Tratar

Menopausa Masculina – O Que É E Quais São Os Sintomas?

4 Dicas para prevenir ataque cardíaco

10 Cancros mais comuns nos homens

Manly Assets